1 de set. de 2007

O Porto

Quando tratamos de assuntos relacionado a obras, em Laguna, invariavelmente entramos no quesito Porto de Laguna. Em seu livro Porto da Laguna- A Luta de um Povo Traído, lançado em 1995, o seu criador, jornalista Walmir Guedes relata com muita propriedade os descaminhos que levaram um Porto ,que poderia ser considerado estratégico para a economia da região sul, a uma situação de quase total abandono.
Entretanto, como bem relata o autor, a luta pela restauração e reabilitação de nosso porto já dura mais de um século. E a despeito da grande obra de retificação que hoje se executa, com louvores, a atual administração municipal, endossada pelo governo federal, o Porto da Laguna devidamente restaurado, creio, não atenderá mais aos antigos anseios, tão arduamente perseguidos pela sociedade lagunense; qual seja, tornar o porto lagunense num escoadouro de carga importante para região sul do país.
O raciocínio é muito simples. De um século para cá, muita coisa mudou. A ciencia criou novas tecnologias de transporte rodoviario modernas e avançadas. Instalou-se aqui uma competente industria de automotores e o pais criou toda uma infraestrutura de transporte voltada para a demanda da industria automobilistica. Hoje a grande maioria dos produtos brasileiro é escoado de seus locais de produção por grandes carretas que circulam pelo território nacional, através de estradas com ótimas condições de tráfego. O eixo do transporte de carga no brasil mudou, radicalmente, de maritimo para rodoviário.
Os nossos portos marítimos foram, praticamente, abandonados a própria sorte. Sobrevive, atualmente com muitos problemas, somente aqueles portos voltados para exportação e importação. Cito como exemplos o caso dos portos de Vitória e Itajaí.
Quero ressaltar aqui, prezados blogueiros, que não estou desmerecendo a obra que acontece em nosso porto. Em hipótese alguma. Acho a retificação dos molhes do porto de Laguna um feito de engenharia extremamente necessária a vida de nossos habitantes.
Ela ajudará no desassoreamento de nossa lagoa e na oxigenação de suas águas com a melhora do fluxo das marés. Aumentará, assim a profundidade dos canais de entrada da barra. Isto propiciará o acesso de navios com calados maiores ao nosso porto e será de importância vital para as espécies marítimas que vivem naquele habitat.
Entretanto o objetivo primeiro de nossa reinvidicação se perdeu no tempo. Nesse quase um século em que nos propusemos a lutar pela revitalização de nosso porto de carga, o foco do transporte de carga no Brasil mudou para as estradas.
Mas não foi em vão nossa luta. Quem sabe num futuro próximo estaremos recebendo em nossa cidade, via porto da Laguna, alguns desses cruzeiros marítimos que vagueiam pela costa brasileira. E a industria turistica venha nos forçar a adotar uma estrutura planejada e bem organizada para melhor receber nossos visitantes. Esta terra de grandes histórias e belezas naturais está a merecer um projeto turistico de qualidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mauro, os pés de galinha da Hilda Bica já foram todos usados no porto.Aqui,nada é levado a sério. E a "banda não toca!
Beijos!
Da mana.

Anônimo disse...

Mauro. Tomei conhecimento hoje do teu blog. O que tu escreveu sobre o Porto da Laguna é a pura realidade.Parabéns. Fausto-Floripa.

Valmir Guedes Jr disse...

Parabéns pelo Blog.
Infelizmenbtea tal de retificação não foi completa e as pedras do antigo molhe sul não foram retiradas. Quando serão?
Mais uma vez fomos traídos em nossas esperanças.
Um abraço,
Valmir Guedes Jr.