21 de abr. de 2014

Peixada dos Pereira

Num sábado de sol escancarado atravessei, à balsa, o canal que liga o Magalhães a Ponta da Barra. Lá encontramos uma comunidade lagunense que guarda muito no seu cotidiano, as características de nossos colonizadores portugueses. Os grupos folclóricos do boi de mamão, da bandeira do divino, dos ternos de reis, graças a Deus, ainda sobrevivem nos costumes daquele nosso pedaço de terra habitado por uma gente acolhedora e fraterna. Um  povoado que cultiva, com sabedoria, nossas heranças açorianas sem, contudo,  negligenciar a modernidade de nossos dias.
A travessia, por si só, já é um passeio para encher nossos olhos. De cima da balsa colhemos uma visão diferente do cais do porto e do corredor de agua que desagua no mar, através da boca da barra.
Uma outra maneira de observar a paisagem lagunense. 
Mas o propósito do passeio, além de admirar a beleza do lugar,  era a " peixada dos pereira". Uma reunião,como não poderia deixar de ser, regada a peixe, idealizada e organizada pelo Tavinho para reunir os irmãos. O local, um chalé próximo a prainha do Seis, de tão aconchegante e bonito não pode passar despercebido aos comentários  dos presentes. O canal que separa o molhe norte, corre logo abaixo da janela do sobrado e o morro da barra ao fundo, deixam aquele pedaço especialmente bonito e reservado para um encontro daquela natureza. E lá estávamos, nós, sete irmãos reunidos numa algazarra muito  particular rodeado de sobrinhos, filhos, netos, cunhadas e alguns amigos, bagunçando um pouco o silencio daquele lugar mágico.
Enquanto a conversa rolava facil entre familiares e convidados e o peixe super cheirava na churrasqueira supervisionada pelo idealizador do evento o Marcio aproveitava para relembrar seus velhos tempos, tentando abrir a tarrafa lá na ponta do espigão. As meninas dos anos setenta, improvisavam brincadeiras e tentavam organizar  os irmãos para as fotografias e filmagens do Guilherme.  Foi quando dona Amená, uma senhora simpática e de sorriso fácil, chegou com um ensopado de peixes, especialmente, preparados para aquela ocasião. O almoço, entao, foi servido e a descontração não teve mais idade.  É nesse clima que o China, muito chegado num bom som, sacou de um violão e começou a tocar as músicas que acompanhou a festa até o sol se por, no final daquela tarde. O Guilherme registrou tudo na memória da sua máquina. O que resultou na gravação de um DVD, muito bem editado, que me foi presenteado pelo Marcos.  A Peixada dos Pereira foi um evento  que marcou, mais uma vez, a importância da lição de união legado por nossos pais. A barra do tempo sobre nossos ombros aconselha que muito mais que antes, devemos celebrar a vida. Até a próxima peixada, Pereirada!

Um comentário:

Patrícia disse...

Orgulho de ser PEREIRA!!! Dia Maravilhoso. Beijo Tio.