18 de fev. de 2024

A história negligenciada


O vento sul que encrespava as ondas da lagoa não perturbava o sossego das águas das docas. Lá descansavam as embarcações. A tranqüilidade da rua Gustavo Richard só era abalada pelo som abafado do samba, dentro do mercado, festejando aquele último sábado de julho. A semana cultural comemorativa aos 335 anos de Laguna, chegava ao fim. Ad meridiem brasilian dvxi.
Daqui partiram a maioria das expedições que foram povoar os campos do Rio Grande do sul e o planalto serrano. São mais de três séculos de história. Quantas outras cidades do sul brasileiro são detentoras de tamanho curriculum histórico?
Daria para contar nos dedos. Isto já justificaria uma abordagem mais significativa à semana cultural Lagunense. Mas o evento é negligenciado pela Administração Municipal. Carece de uma estrutura organizacional capaz de contribuir para o calendário turístico da cidade. Não chega a empolgar o público lagunense e está longe de atender as aspirações do recurso turístico instalado na cidade. Quem conhece as cidades de Gramado e Canela no rio Grande do Sul sabe do que estou falando. Apresentam pouco atrativo turístico natural, mas sabem aproveitar com eficiência e organização aquilo que está a sua disposição, o frio. Aqui com todo esse belo visual a beira do Atlântico e com uma cidade cujas ruas e edificações contam, por si só, uma boa parte da história do sul do país, mostramos incapacidade política e organizacional para elaborar um projeto cultural que atraia turistas e propicie uma participação efetiva do nosso povo. Vamos aguardar pelos 336 anos de Laguna. Infelizmente, esperar, continua sendo a sina do lagunense.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Quem espera, sempre alcança"
Ditado tão presente na mente do povo Lagunense. Entretanto, com a retórica de inércia diante das falcatruas do poder municipal.